segunda-feira, 15 de julho de 2013

DESAPEGO É SABER RECEBER


Desapego não é abrir a porta de casa e entregar ao primeiro mendigo que encontrar. Muito menos, ficar apenas com a roupa do corpo...

Alguns podem, simplesmente, doar tudo o que têm, com apego e sofrer calado. Não é o ato de doar que enobrece. Para mim, é o ato de saber o que fazer e o porquê fazer. Deve haver um sentido. E nem todo mundo precisa se desfazer dos seus pertences para barganhar com Deus um lugar melhor no "paraíso". 

O que tenho refletido ultimamente é que desapego é desapegar-se da ilusão, do desejo infantil que carregamos a vida de toda de que nossa felicidade está "lá", no longe, num amanhã inatingível, no horizonte que se afasta de nós a cada passo que damos em sua direção. Dificilmente, entendemos que é o caminhar, o caminho, o movimento que é a vida.

O desapego é um movimento altruísta, sim. E altruísmo é doação consciente de si - seja com algo material ou não - por amor, com compreensão, solidariedade, compaixão. Não é dó, pena... É, para mim, uma disponibilidade, uma integração com o outro, de maneira que seja emanado algo de bom, puro, positivo, honesto e verdadeiro para o outro.

O desapego está em não depender do superficial, do material, do ter para ser feliz, mesmo que tenha que ter algo - uma casa, uma roupa... Não é a miséria que nos purifica. Não é a miséria que nos faz humildes. Não é renegar o capital e o que ele compra, é saber lidar com este de maneira saudável, sem ter que vender a alma para pagar as contas do supérfluo. Conforto não é pecado e todos deveríam ter e viver com. E todos, um dia, viverão com.

Para mim, o desapego, assim como o amor, ainda está embaraçado em nossas mentes, por conta de conceitos deturpados que seguimos, até o dia em que acordamos e dizemos: "Ops! Eu posso! Eu mereço! Eu consigo!" e conseguimos. É acordar e dar bom dia ao dia que começa, aberto para tudo o que virá e entendendo que frustração é não alcançar um expectativa. E expectativa não é algo errado, apenas a maneira como a criamos e como nos dispomos para realizar o que esperamos. É idealizar com base no real e se dedicar para a concretização. E não idealizar e esperar que alguém faça por mim...

Desapego é dizer "não" a um monte de coisa que nos prende, nos impede de seguir e de crescer. Não é só espiritual... é mental, é emocional, é físico, é um processo pessoal. 

Precisamos nos desapegar dos falsos princípios regentes; dos falsos valores impostos. É algo maior, para um bem maior e com um propósito muito maior!

Desapego é saber aceitar. É não emitir julgamento de valor. É não discriminar. É nem fazer ideia do que venha a ser preconceito. É estar aberto, capaz de receber e aprender, mesmo que já se saiba muito - ainda não é tudo. É se despir de crenças vazias, de hipocrisias.

Em muitos casos, DESAPEGO É SABER RECEBER! 

Precisamos crescer em virtude, isso sim!

Pat Lins - se desapegando do apego ao conceito de desapego como uma simples doação de algo material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails