domingo, 28 de julho de 2013

"EXAMINAI TUDO. RETENDE O BEM."


E que não sejamos convenientes e retenhamos o bem que nos convém... eis que aí não reside o bem, reside interesse próprio e ganho pessoal nessa (má)intensão... Cuidemos dos nossos próprios pensamentos e cuidaremos das nossas ações!

Hoje, me peguei refletindo sobre o medo que temos de ir - seja para onde for - e que acaba gerando uma falta de respeito para quem quer ir... assim: se eu temo, não vá, para que eu não tenha que sofrer por você. Subestimamos a capacidade do outro e ir e, se não gostar - ou perceber que "errou" o caminho - poder voltar.

Em meio a esse turbilhão de pensamentos e de compreender o medo que acomete o que teme e a minha vontade de seguir o meu caminho em paz, na minha busca pela paz, pensei que já fui e voltei tanto, que, hoje, entendo: melhor ir e tentar, conhecer eu mesma, para "julgar" - não no sentido pejorativo, mas no sentido direto de avaliar e analisar, mesmo, de acordo com o que EU vejo, sinto, escuto e etc, e não o que me dizem... - do que não ir, parar e sofrer por temer ir e sofrer parado, também e nem vai, e fica e sofre por quem vai. Se arrebentar está aí... parado ou andando. Temer o quê? E como ensinar sem tirar a trave do próprio olho de que "medo é falta de fé!"? Fé requer ação, senão, é obra morta, mortinha e caída no chão. Orai, vigiai e andai, para não cair e ceder à tentação da inércia e da paralisia que ainda causa cegueira, começando por uma simples miopia... Assim, todo o corpo trava numa ação desesperada de nos impedir andar e aquilo que é emocional se torna físico. E nem tudo que é físico ou emocional, tem, necessariamente, origem ou causa espiritual... 

Consciência só se adquire exercitando, na PRÁTICA COTIDIANA. Orando ajoelhado, sem exercitar a fé que tem, sem respeitar as escolhas suas e as do outro alguém, são apenas fé teórica e acomodada de quem quer que Deus dê o milagre e que alguém pegue e te entregue... Para mim, é preciso ir além! 

O mal existe para algum propósito, um dia, ele mesmo cede e se ilumina, deixando de ser algo "ruim", para ser apenas a parte que estava sem luz. Portanto, agradeço até a quem tentou e tenta me atrapalhar e induzir ao erro. Ainda que saia vitorioso, que esbarre em minha falhas e fraquezas, ainda assim, estarei em meio a amor e receberei a ajuda para CURAR  a dor, e não estancar, reprimindo o que deve sair. Precisamos aprender a ver os lados e fazer ESCOLHAS. E escolha é ação, não imersão, estagnação, má intensão... O medo é limitação: LIMITA A AÇÃO!

Assim, me veio: "DE TUDO RETENHA O BEM.". Escuto muito isso, mas nunca parei para ver dentro de que contexto, na Bíblia, esse pensamento se encaixa e fui ler. Pois bem, para cada um, sua interpretação, mas o que está escrito, está escrito dizendo algo claramente... só ler - para quem tiver curiosidade, colei o texto bíblico abaixo -, com os próprio olhos e pensar com a própria mente - sem induzir, com o desejo ilusório de se reter o bem conveniente.

Pat Lins.

I TESSALONICENSES


Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva;

Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;
Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.

Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;
Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.

Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;
Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.
Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;
Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,
Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.

Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.

E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;
E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.

Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.

Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.

Regozijai-vos sempre.

Orai sem cessar.

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Não extingais o Espírito.

Não desprezeis as profecias.

Examinai tudo. Retende o bem.

Abstende-vos de toda a aparência do mal.

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Irmãos, orai por nós.

Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.

Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos.

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. 

Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails