terça-feira, 10 de setembro de 2013

MANIFESTAÇÕES - QUEM ESTÁ CERTO?


O que é certo ou errado, atualmente e sempre?

Na verdade, penso eu, que TUDO começou a desandar com a continuidade de padrões defasados e comprovadamente ineficazes. 

Vou falar de Brasil: colonizado por Portugal - nada contra o país atual... me refiro ao fato do que ocorreu e do como ocorreu. Invadido, desrespeitado, destruído, denegrido, desmerecido. Para "civilizar" nossas Terras, olha que maneira bacana: mataram os índios, povo que morava aqui, com a cultura deles, com suas rotinas de vida... com suas Vidas! Tomaram posse de algo que não lhes pertencia. Voltando no tempo, isso era considerado NORMAL, afinal, invadir e dominar era demonstração de força, de PODER. Os índios eram tidos como animais selvagens e, por assim serem, deveriam ser mortos e destruídos... E os animais, estes também não merecem respeito? 

Em seguida, para demonstrar ainda mais FORÇA e PODER, tipo superpoder, invadem e arrancam de suas terras os africanos. Ou seja, onde havia cultura rudimentar, vida tranquila, que não fosse a necessidade de se TER mais e mais e nunca estar satisfeito, contaminou terras limpas, puras, com ódio, ganância e outros sentimentos que são nossos guias/condutores. A ambição de se ter mais a qualquer custo, desde que não seja a vida de quem quer mais, está tudo certo. Na África, contaram com o apoio, após mostrar sua "supremacia" bélica a algumas tribos e imposto o medo, estas, acreditando serem inteligentes e, na verdade, foram cúmplices da própria estupidez, caçaram e destroçaram seus irmãos africanos e deram de bandeja aos invasores, em troca de posse da terra... Tiveram? Foram tão escravizados quanto os outros. Os povos arrematados - ou arrebatados - pela força brutal da estupidez humana dos humanos com valores desprezíveis, foram jogados aqui, em nossa terra, trazendo dor e sofrimento, angústia e desespero... Toda uma gama de densidade. Foram tratados como animais e sem alma. Como se não fossem gente. Foram trancados em condições de completa falta de acolhimento, conforto... dormiam em chãos de terra batido, com frio, fome e tudo mais de pior. Descanso era para os donos das fazendas, porque tinham muito trabalho em mandar e ordenar. 

Para completar nossa composição: os portugueses, tidos como donos, que aqui viviam, eram outra espécie diferente... Eram contraventores que, sem opção, tinham que escolher entre ficarem presos no país de origem ou, ajudarem a povoar o Brasil - uma punição, um castigo, uma nova prisão. Ou seja, a corja que veio nos dar origem, em sua grande maioria, eram, nada mais e nada menos, do que prisioneiros... bandidos...

Entendida esta parte, encarados os fatos, olhemos o presente: poderia ser diferente?

O que é certo ou errado em terras brasileiras? 

Manifestar era algo proibido, em nossa colonização. O manifestar era proibido em época de censura e ditadura. Manifestar era algo proibido, principalmente, pela enrolação com a gente, onde jurávamos de pés juntos, que éramos um povo livre. Livre de quê? Ou de quem? Sempre fomos um povo aprisionado. Prisão por limitação financeira, por roubos políticos, por impostos inesgotáveis, e sempre sem retorno. Somos prisioneiros como os africanos, onde não temos o direito de ir e vir, por conta de pistas e estradas inapropriadas - para não dizer, inexistente... esburacadas. Somos cobrados e obrigados a pagar, pagar e pagar, por receio de ir preso, como bandidos ou se tornar "devedor" e procurado por sonegação. E quem não presta contas e não utiliza a verba recolhida para fins públicos, para o "bem" de todos, para que se volte para nós o que nós investimos? Essas pessoas, os "políticos", são o quê, mesmo? Santos, anjos, seres iluminados que só aumentam e criam impostos para fazer o bem para os cidadãos ou pessoas sem caráter que criam e inventam e aumentam esses impostos para desviarem para os próprios bolsos em formas de contas bancárias. 

Pois é, somos criações de uma cultura muito rica e enriquecedora. Somos um povo ou vítimas de uma má educação? Dizem que os filhos são reflexo dos pais... Será??????

E aí, de repente, vem a sensação de que somos tão livres que está na hora de acordar um gigante adormecido desde a colonização da nossa terrinha amada, nossa pátria amada da seleção brasileira de futebol. Pois é, dentre os gigantes adormecidos pelo tempo posto e pela acomodação natural das relações afetivas, o que estão acordando é um que não penas, mas grita e destrói... é o gigantes da estupidez dos colonizadores, que usavam desses mesmos artifícios para "dominar" e destruir, impondo de novo, a cultura dos gritos e brutalidade. 

Por quê? Por que, meu Deus, ainda somos tão burros? Por que, depois de ver que falta de ordem não nos leva ao progresso, repetimos os mesmos padrões? Será que PENSAR é tão difícil, assim?

O gigante que acorda é o gigante que dominou e imperou o Brasil. O gigante que precisamos não é o do passado mal vivido, é o gigante do novo, para um futuro de verdade. Vivemos um loop com novas épocas velhas e ultrapassadas. Nada agregamos. Nada inovamos. Nada rompemos. O que queremos de fato?

Manifestar é levantar e dizer: "EU ESTOU ACORDADO E NÃO ACEITO ESSA CONDUTA!", sabendo-se o que não quer. Saber nossos direitos é fácil, mas sabemos e conhecemos nossos DEVERES? Sm, o querer mudar nos dá o poder de começar algo, construir algo novo e isso traz, como em tudo na vida, as consequências. O que queremos de verdade? Queremos mudar e progredir? Queremos nos manter no atraso, na repetição dos erros e nessa perpetuação de erros incalculáveis e, aparentemente, indestrutíveis?

Levanta Brasil, para onde? Levantar para destruir, para depredar... é piorar o que já é ruim! Se não temos transporte público eficiente, quebrando facilita a evolução?

É isso que queremos construir, então, não temos o verdadeiro desejo de construir... apenas repetir. 

O que está errado nas manifestações? Ao meu ver, TUDO. Para o progresso é importante ordem, antes de tudo. Ou, continuaremos filhos da P... pátria amada Brasil da colonização.

Ser livre requer um tipo de postura que exige usar a inteligência. Exige refletir. Exige ponderar. 

Bater e quebrar é destruir e atrasar.

E de atrasos, o Brasil deveria estar farto... mas, pelo visto, essa fartura deixa o povo com a barriga tão cheia que não dá para pensar. Manifestar é legal, é bacana, mas depredar, fechar estradas, comprometer a população é enfraquecer o movimento e dividir o próprio povo, dividir irmãos que poderíam estar lutando juntos, no mesmo propósito, com os mesmos OBJETIVOS. 

Pois é, acorda Brasil! Levanta, Brasil! Quem é o Brasil? O que quer o Brasil? Quem somos nós? Quem é esse povo que tem tanta energia e tão pouca capacidade de canalizar essa força para algo produtivo, algo libertador, algo que nos leve a um patamar novo e que seja um novo como algo de bom.

Constrói, Brasil! 

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails