sábado, 4 de janeiro de 2014

TODO MUNDO QUER SER ZEN, MAS NINGUÉM QUER SER ZEN

Todo mundo só quer o artificial, porque o natural dá "trabalho": requer tempo.Nenhum artifício se aproxima do real, nem em cores vivas, nem em aromas, nem em insetos e outras coisas que vêm juntas... é a dualidade da vida. 

Fico impressionada como está na moda ser zen, descolado, espiritualizado, religioso...

Todo mundo quer fingir que se trabalha e se cuida, que respira... só que continuam os mesmo, apenas dão novos nomes aos mesmos "defeitinhos". As pessoas que têm problemas com cumprimento de horário, se chamam de desapegados ou flexíveis, e, agora, dizem: "para quê esse estresse?"... 

O não comprometimento não é ser flexível, é ser irresponsável. O não se assumir é o não querer mudar.

Pessoas que sofrem de transtornos emocionais - como depressão, pânico e afins - acabam se entregando ao afã de se divertir a qualquer custo, vivendo uma "euforia over mega super exagerada", ocupa cada segundo do seu dia com diversas atividades e nunca consegue parar, porque "não tem tempo, nem para respirar", nem se dão conta de que gastam energia a toa, em vez de poupar... Parar nos leva a pensar e no raso, no raso - porque lá no fundo todo mundo quer - ninguém quer se ajudar para valer. Ninguém quer espremer  o pus até sair o "carnegão". Depois, a infecção só se alastra e a queda é muito mais forte e a culpa é do mundo.

Pessoas com dificuldade de se assumirem solitários e desgostosos dessa solidão - porque tem muita gente que está bem consigo e vive sozinho, não sendo um solitário... o sentimento de solidão está além de morar só - acabam ocupando seu tempo vagando pela vida dos outros e se frustrando o tempo inteiro.

Ousar, pular de lugares altos, trabalhar superação pode ajudar a quebrar muitos paradigmas, mas se não têm consciência de quem são e do que querem, superar e quebrar o que e para quê? E os valores?

Tudo é válido, desde que haja CONSCIÊNCIA. É importante ESTAR na ação. É importante abrir os olhos, ainda que tenhamos a vontade de fechar e deixar seguir. Isso fica para o instante seguinte. Agora, assumamos mais e façamos mais.

Amorosidade é aceitar e deixar passar. Dizer: "deixa para lá, farei o jogo dele..." é fazer parte do jogo e a vida não é jogar, é viver. Vejo muitos aprendizes arrotando como mestres de sabedoria do nada, porque nada sabem na prática e vivem uma teoria ilusória do saber fazer e nada fazer.

As aparência "zen", religiosas, espiritualizadas... nunca foram tão fortes, como hoje em dia. Falar em fé e viver sem ela, porque, não consegue sequer parar para ser grato pelo dia que nasce, pois o sol está muito quente é algo a ser observado... Se considerar uma "outra pessoa" desde que começou a análise, a psicoterapia, a yoga, a natação, a hidroginástica, a dança de salão... o que for, apenas por ter acesso a ferramentas que ajudam a aliviar o peso não é transformação, é acesso para... o esforço é muito maior, é no comportamento, é em cada atitude, por menor que seja. É CONSCIÊNCIA.

O processo de busca é constante. O se afirmar, de uma hora para outra, livre das amarras e se precisa se afirmar assim, melhor se observar mais um tiquinho, pode ser negação. Pessoas realmente sábia são naturalmente HUMILDES e a consciência de quem são já são suficientes para não precisar falar para ninguém, já se sabem. Não se "metem" na vida do outro e nem acham que o outro deveria fazer isso ou aquilo... apenas diz para si e para o outro: "siga o seu caminho. As respostas, só você poderá encontrar. Só você poderá fazer. Só você saberá quando chegar!". Se há necessidade de julgar o outro e suas escolhas, melhor se observar... tenha a desculpa que tiver, o passo de cada um é o passo de cada um. Se eu ando duas vezes mais rápido e não me canso e o outro no primeiro passo já cansou, das duas, uma: ou paro e espero, perguntando se quer ajuda - respeitando o espaço do outro - daí, posso voltar; ou sigo em frente, se o outro assim desejar ou precisar. Isso de maneira leve. Se eu disser: "ah, deixa ele aí, com a lerdeza dele. Eu tenho é que seguir, porque se eu for parar a cada problema, eu não ando. Ele tem que aprender!", preciso me observar... não é leveza, é presunção, é arrogância, é orgulho, é pequenez, é necessário se dedicar mais à busca de si.

Se queremos ser leves, de verdade, seremos, mas à medida que crescermos, que caminharmos e que deixarmos DE VERDADE o peso. Enquanto nos achamos "retados" ou "melhores", ainda somos os mesmos e ainda temos a mesma lição para aprender, até apreender. 

A vida é aprendizado. Os mestres têm a sabedoria e a paciência para conseguirem esperar. Quem tem pressa é como eu, ainda tem muito o que aprender. É mestre apenas em fazer a mesma coisa com nomes novos... só muda o rótulo, o conteúdo é o mesmo.

A paz está no equilíbrio. Na ausência de euforia e de melancolia, no meio termo. A paz nunca está no extremo alegre, nem no triste, apenas no equilíbrio dos dois. Nem tanto o sol, nem tanto a lua...

Pois é... a arrogância é esperta e o ego é muito inteligente. Mas, SABEDORIA é algo muito maior, mais amplo e ampliável. Sabedoria é CONSCIÊNCIA COM AMOR e isso é plenitude!

Eu me assumo discípula da vida e mestre da fuga e sabotagem... ainda que me observe, sempre me engano comigo mesma. Sabe o que penso disso? Natural. Sabe o que faço com isso? Paro de me debater. À medida em que me aceito, fico cada dia mais estranha... para alguns, fria; para outros, distante; para mim: em processo... individual, em mim - EU.

TODO MUNDO QUER SER ZEN, MAS NINGUÉM QUER SER ZEN NA PRÁTICA.
Todo mundo quer a paz, mas ninguém quer se apaziguar.
Todo mundo quer respeito, só não quer ter que respeitar.
Todo mundo quer ser entendido, só não quer entender.
Todo mundo quer se entender, só não quer dialogar.
Todo mundo quer falar, só não quer se comunicar.
Todo mundo quer receber, mas ninguém quer trocar, imagina dar?!
Todo mundo quer tudo, só não quer pagar o preço.
Todo mundo quer moleza, mas ninguém quer amolecer.
Assim fica difícil...
Todo mundo só quer gritar e dificultar. Os berros é que resolvem ou atitudes grosseiras.
Então, o que todo mundo quer, afinal? Problema ou solução? Eis a questão!

Pat Lins - QUEM SOU EU.

O natural nasce, cresce e morre. Isso é algo que nos assusta demais. Só não sei quem criou esse medo, sinceramente... medo do NATURAL.
RIGIDEZ É MORTE. FLEXIBILIDADE É VIDA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails