sábado, 6 de dezembro de 2014

DIREITOS E DEVERES DE SERMOS QUEM SOMOS


Pessoas inteligentes sabem compreender o próprio lado e o do outro. Pessoas limitadas pela estupidez e egocentrismo só enxergam o próprio lado... 

A justiça é cega por isso, não se pode ser passional em ponderações, mediações e compreensões.

O entendimento clareia.

Em todos os lados, temos e somos diversos lados. Chato, legal... todo mundo é.

Opiniões próprias e suas diversas maneiras de expressão - inclusive as desrespeitosas - estão aí, aqui e acolá.

Inteligência é ser justo e encarar a realidade do próprio ângulo, porém, administrando a explosão emocional e do envolvimento com a razão. Se é para ver, que se olhe de frente... assumir apenas o meu lado não é bom senso, é julgamento de valor - ou seja, com base nos próprios valores. 

Infelizmente, pessoas grosseiras e intolerantes gritam por aí sua maneira radical de pensar. Até aí, tudo bem. Todos - e cada um de nós - temos esse direito. Entretanto, direito é o outro lado do binômio indissolúvel do dever. Aqui não é ou um ou outro. Aqui é um e outro! 

Retomando o pensamento, esse comportamento arredio e radical de gritar, porém, não considerar, validar ou aceitar a opinião do outro, apenas a própria, demonstra um desequilíbrio que o ser gritante não percebe. Tipo uma fraqueza... tipo uma defesa. Se fazer de forte não é sê-lo. Uma postura defensiva com ataques radicais é a maior das fraquezas. A intolerância é assim, de qualquer espécie, até entre amigos e irmãos: fraca iludindo-se ser forte.

Força positiva só com consciência de si e do outro.

Reconheço e aceito a estupidez de diversas maneiras, mas sou intolerante com a intolerância. Fraqueza da minha parte... Hoje, nem entro em atrito, não vale a pena. Sem modéstia, nesse ponto, afirmo: estou acima disso. 

Eu estou aprendendo a respeitar com a compreensão. Me vejo e vejo o outro. Assim, sim, sei o que quer dizer: somos todos um.

É cada parte que compõe o todo. O todo é composto por cada parte. Não existe um melhor do que o outro. TODOS têm sua importância. Porém, existe a questão da responsabilidade. O que chamamos erroneamente de "eu sou melhor do que A, B ou C" é balela. Cada um é responsável por seu caminho e seu caminhar. Importância é igual.  O encarar a responsabilidade é que nos difere, separa e fere, quando algumas partes esquecem de cumprir o próprio papel e se "responsabilizam" pelo que não devem: "se ocupam da vida alheia".

Fiquemos de olho. De olho em nós mesmos! Por isso que somos todos iguais, apesar das nossas diferenças. Todos temos direitos e deveres de ser quem somos e assumir a responsabilidade pelas nossas ações. Ações individuais repercutem no coletivo. Não existe fazer apenas por mim. Mas, fazer por mim, no que diz respeito a me conhecer, fortalecer em meu EU para naturalmente, ser alguém melhor, mais consciente e capaz de estar em si e no outro. Empatia.

Assim, vamos entender: todos temos os mesmos direitos!

Pat Lins - não é só para ler, é para compreender, refletir e assimilar. Mudemos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails